Os servidores são como os vasos sanguíneos da internet. Sua principal função é armazenar arquivos e gerenciar o acesso de computadores em direção a um sistema centralizado ou a uma rede. Pense nisso como um “conector” que garante que suas aplicações possam ser acessadas e disponibilizadas pela web.
Atualmente, existem várias maneiras de obter acesso a um servidor, uma das quais é a hospedagem de servidores. Neste artigo, você descobrirá exatamente o que é isso e como esse método se compara com outras opções disponíveis no mercado. Acompanhe conosco!
O que é a hospedagem de servidores
Como o nome sugere, a hospedagem de servidores significa que você estará recebendo um único servidor que não seja usado com mais ninguém. Isso significa que você terá controle total sobre o servidor, dando-lhe a chance de personalizá-lo como desejar – dependendo do que você acredita funcionar melhor para sua empresa.
Normalmente, um servidor dedicado é usado por grandes sites que recebem um tráfego muito alto dentro de um curto período de tempo. Eles podem ser bastante caros, mas suas funcionalidades e características compensam os custos.
Como funciona a hospedagem de servidores
Os servidores são computadores especialmente projetados para lidar com grandes quantidades de informações. Servidores dedicados são físicos e extensivos. Pense no seu computador pessoal, mas em uma escala maior. Eles são compostos por vários microprocessadores, RAM, discos rígidos e muito mais.
Há duas maneiras pelas quais a hospedagem de servidores pode funcionar:
- Gerenciada: significa que uma empresa separada estará lidando com a tarefa de manter o servidor em execução. Tudo o que você precisa fazer é enviar seus dados através do servidor e eles vão cuidar do resto. Os serviços gerenciados geralmente incluem monitoramento e suporte 24/7, varredura de vírus, atualizações de sistema operacional, filtragem de spam e muito mais;
- Não gerenciada: um servidor não gerenciado simplesmente significa que você terá o controle total da manutenção do mesmo. Pode parecer vantajoso, mas a verdade é que isso traria toneladas de trabalho operacional para sua equipe.
Os benefícios da hospedagem de servidores
Então, por que escolher a hospedagem de servidores? Abaixo, você vai encontrar os diferentes benefícios e características dessa estratégia:
- Confiabilidade: essa é talvez a maior vantagem da hospedagem de servidores. Com o anfitrião completamente sob seu controle, o tempo de inatividade é mantido no mínimo, pois mudanças, atualizações e reparos são quase sempre previsíveis e planejados.
- Desempenho: capaz de lidar com quantidades maciças de dados em um determinado momento, os servidores serão confiáveis para permanecerem intactos, apesar do tráfego excessivo;
- Segurança: a hospedagem de servidores normalmente têm uma melhor segurança, pelo simples motivo de que ela poderá ser personalizada de acordo com as necessidades do usuário;
- Controle: independentemente de você obter um servidor não gerenciado ou gerenciado, a maneira como ele funciona ainda está sob seu controle total. Isso lhe dá a chance de fazer as mudanças necessárias e otimizar o serviço dependendo do que funciona melhor para você.
Hospedagem de servidor versus computação em nuvem
O cloud computing é bastante novo, especialmente quando comparado com a hospedagem de servidores. Também conhecido como nuvem, você provavelmente a conhece como o espaço de armazenamento online que permite acessar todos os seus arquivos a partir de qualquer dispositivo usando apenas a internet.
Quando se trata de hospedagem, o mesmo é válido, pois os domínios mantêm todos os seus dados na nuvem. Mas quais os benefícios da nuvem? Veja só:
- A nuvem geralmente é constituída por vários servidores. Isso significa que, se um deles cair, outros estão lá para manter tudo funcionando;
- Uma vez que existem vários servidores, é fácil expandir sua capacidade de armazenamento e processamento;
- A nuvem é definitivamente mais barata do que a hospedagem de servidores dedicados.
Escolhendo o serviço de hospedagem de servidores
Quando se trata de qualidade, nada supera o tipo de serviço fornecido pela hospedagem de servidores. Uma vez que você decidiu que esse serviço é o certo para você, o próximo passo é escolher um provedor para atender às suas necessidades. Seguem-se algumas dicas sobre como fazer essa escolha:
- Disponibilidade: estude o histórico do provedor. O tempo de atividade esperado deve estar na faixa de 99%, caso contrário, não vale a pena.
- Suporte: sempre deve haver suporte disponível do provedor. Estude a extensão do suporte que eles fornecem, você pode contatá-los 24/7? Eles têm um canal de atendimento? Há pessoas reais para responder suas perguntas no outro lado da linha?
- Software: o software deve ser flexível, permitindo que você opere com Windows e Linux. Também deve haver um painel de controle extensivo, permitindo o máximo controle no programa.
- Migração: se você estiver trocando servidores, seu novo fornecedor deve ajudar no processo de migração.
- Custo: claro, não se esqueça o custo total. Seja específico com quais serviços estão incluídos no preço e faça comparações antes de se comprometer com qualquer empresa.
Gostou de aprender sobre hospedagem de servidores? Ainda tem dúvidas? Aproveite e leia também nosso post sobre Datacenter, Cloud Computing e Hospedagem Virtual e entenda de uma vez por todas as diferenças entre eles!