Cloud Computing

Virtualização de servidores: encontre a solução certa

By outubro 5, 2017 No Comments

O campo de jogo para virtualização de servidores tornou-se muito mais cheio ao longo dos últimos anos. A concorrência é sempre boa para um mercado, pois com mais escolhas disponíveis para o consumidor, fornecedores são obrigados a oferecer melhores produtos a preços mais competitivos.

Contudo, para o consumidor pode ser trabalhoso e demorado analisar cada fornecedor para chegar à melhor opção para sua organização. Para te ajudar nessa tarefa, abaixo te mostramos como encontrar a solução certa de virtualização de servidores e garantir os melhores benefícios para o seu negócio!

Os benefícios da virtualização de servidores

Os servidores virtuais alimentam os softwares em que as pequenas empresas podem confiar para serem executados de forma eficiente. As equipes podem utilizar servidores em projetos de colaboração, podem armazenar dados de negócios e até mesmo fazer backup de dados na nuvem.

Servidores virtuais transformaram inegavelmente a forma como as empresas operam. A crescente eficiência e a queda dos custos de hardware tornaram estes os melhores momentos para as empresas investirem nessa solução para lidar com todos os tipos de requisitos de computação.

Contudo, gestores e empresários acabam prejudicados de acordo com a grande variedade de soluções de virtualização que são projetados para atender às demandas e aos orçamentos de empresas diferentes. Então, como fazer sua escolha?

Primeiro, pense nas suas necessidades

Se você está pensando em optar pela virtualização de servidores, a pergunta mais importante a responder é qual é o caminho certo para você? Com tantos tipos de soluções para escolher, selecionar a certo pode parecer uma tarefa assustadora, mas não precisa ser.

Evite tornar o processo de seleção um aborrecimento e fazer a escolha errada. Tire algum tempo para entender o que sua empresa precisa.

Qual sistema operacional se adequa melhor ao software que sua empresa usa? Um servidor baseado em nuvem é ideal para sua empresa? Pergunte-se estas cinco perguntas para descobrir o tipo de servidor certo para o seu negócio.

  1. Você precisa de um servidor principalmente para compartilhamento de arquivos ou e-mail?
  2. Sua equipe precisa se conectar remotamente ao servidor?
  3. Qual o mínimo de requisitos do sistema que o software que você usa em sua empresa?
  4. O seu negócio usará o servidor para fazer backup de dados? Em caso afirmativo, quantos são os arquivos?
  5. Qual o nível de segurança que você precisa?

Normalmente, um servidor foi projetado para lidar com várias cargas de trabalho, como backup de dados e compartilhamento de arquivos. Ele também deve:

  • Ter recursos robustos de recuperação de dados;
  • Ser capaz de hospedar o próprio domínio do negócio;
  • Ser capaz de filtrar, classificar e arquivar dados abrangentes de emails e comunicações;
  • Permitir que os funcionários acessem facilmente ferramentas comerciais e softwares usando seus próprios dispositivos;
  • Fornecer uma maneira fácil de suportar um rápido crescimento para sua pequena empresa.

No entanto, ao determinar em qual servidor investir, é aconselhável que você crie uma lista que priorize as necessidades do seu negócio empresa. Isso lhe dará um roteiro claro que leva à aquisição do servidor certo.

Dicas extras para escolher a solução certa

Além de conhecer exatamente suas necessidades, você deve seguir algumas dicas para escolher o fornecedor certo de virtualização de servidores. Elas incluem:

  • Compreender sua estratégia de negócios: escolha um fornecedor que possa entender a política comercial de sua empresa na sua totalidade. Com um melhor know-how dos objetivos atuais da rede, ele poderá melhorar seus sistemas;
  • Ser flexível: o fornecedor certo é aquele que inventa uma nova tecnologia adequada para um projeto. Ele também deve saber como executá-lo no plano atual e na estratégia global de negócios;
  • Ter um bom contrato de suporte: trate com os fornecedores que estão prontos para aceitar suas políticas de suporte. Você deve saber se o sistema de suporte oferecido para você é 24×7;
  • Ser simples: toda tecnologia exige que seu fornecedor ofereça uma solução escalável para sua empresa. Evite múltiplas tecnologias que possam levar ao caos na rede;
  • Possuir opções de atualização: as redes instaladas hoje podem tornar-se desatualizadas e obsoletas dentro de alguns anos. Portanto, você deve ter um relacionamento com um fornecedor que pode olhar para o futuro e atualizar o sistema sempre que necessário.

É claro que o sucesso de qualquer projeto de negócios depende de optar pelo fornecedor certo. Por isso, siga essas dicas para criar uma estratégia antes de escolher a solução certa para virtualização de servidores na sua empresa.

Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário! Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco que estamos prontos para ajudá-lo!

Leave a Reply