Cloud Computing

Tudo que você precisa saber sobre hospedagem de servidores

By novembro 30, 2017 março 2nd, 2018 No Comments

Os servidores são como os vasos sanguíneos da internet. Sua principal função é armazenar arquivos e gerenciar o acesso de computadores em direção a um sistema centralizado ou a uma rede. Pense nisso como um “conector” que garante que suas aplicações possam ser acessadas e disponibilizadas pela web.

Atualmente, existem várias maneiras de obter acesso a um servidor, uma das quais é a hospedagem de servidores. Neste artigo, você descobrirá exatamente o que é isso e como esse método se compara com outras opções disponíveis no mercado. Acompanhe conosco!

O que é a hospedagem de servidores

Como o nome sugere, a hospedagem de servidores significa que você estará recebendo um único servidor que não seja usado com mais ninguém. Isso significa que você terá controle total sobre o servidor, dando-lhe a chance de personalizá-lo como desejar – dependendo do que você acredita funcionar melhor para sua empresa.

Normalmente, um servidor dedicado é usado por grandes sites que recebem um tráfego muito alto dentro de um curto período de tempo. Eles podem ser bastante caros, mas suas funcionalidades e características compensam os custos.

Como funciona a hospedagem de servidores

Os servidores são computadores especialmente projetados para lidar com grandes quantidades de informações. Servidores dedicados são físicos e extensivos. Pense no seu computador pessoal, mas em uma escala maior. Eles são compostos por vários microprocessadores, RAM, discos rígidos e muito mais.

Há duas maneiras pelas quais a hospedagem de servidores pode funcionar:

  • Gerenciada: significa que uma empresa separada estará lidando com a tarefa de manter o servidor em execução. Tudo o que você precisa fazer é enviar seus dados através do servidor e eles vão cuidar do resto. Os serviços gerenciados geralmente incluem monitoramento e suporte 24/7, varredura de vírus, atualizações de sistema operacional, filtragem de spam e muito mais;
  • Não gerenciada: um servidor não gerenciado simplesmente significa que você terá o controle total da manutenção do mesmo. Pode parecer vantajoso, mas a verdade é que isso traria toneladas de trabalho operacional para sua equipe.

Os benefícios da hospedagem de servidores

Então, por que escolher a hospedagem de servidores? Abaixo, você vai encontrar os diferentes benefícios e características dessa estratégia:

  • Confiabilidade: essa é talvez a maior vantagem da hospedagem de servidores. Com o anfitrião completamente sob seu controle, o tempo de inatividade é mantido no mínimo, pois mudanças, atualizações e reparos são quase sempre previsíveis e planejados.
  • Desempenho: capaz de lidar com quantidades maciças de dados em um determinado momento, os servidores serão confiáveis ​​para permanecerem intactos, apesar do tráfego excessivo;
  • Segurança: a hospedagem de servidores normalmente têm uma melhor segurança, pelo simples motivo de que ela poderá ser personalizada de acordo com as necessidades do usuário;
  • Controle: independentemente de você obter um servidor não gerenciado ou gerenciado, a maneira como ele funciona ainda está sob seu controle total. Isso lhe dá a chance de fazer as mudanças necessárias e otimizar o serviço dependendo do que funciona melhor para você.

Hospedagem de servidor versus computação em nuvem

O cloud computing é bastante novo, especialmente quando comparado com a hospedagem de servidores. Também conhecido como nuvem, você provavelmente a conhece como o espaço de armazenamento online que permite acessar todos os seus arquivos a partir de qualquer dispositivo usando apenas a internet.

Quando se trata de hospedagem, o mesmo é válido, pois os domínios mantêm todos os seus dados na nuvem. Mas quais os benefícios da nuvem? Veja só:

  • A nuvem geralmente é constituída por vários servidores. Isso significa que, se um deles cair, outros estão lá para manter tudo funcionando;
  • Uma vez que existem vários servidores, é fácil expandir sua capacidade de armazenamento e processamento;
  • A nuvem é definitivamente mais barata do que a hospedagem de servidores dedicados.

Escolhendo o serviço de hospedagem de servidores

Quando se trata de qualidade, nada supera o tipo de serviço fornecido pela hospedagem de servidores. Uma vez que você decidiu que esse serviço é o certo para você, o próximo passo é escolher um provedor para atender às suas necessidades. Seguem-se algumas dicas sobre como fazer essa escolha:

  • Disponibilidade: estude o histórico do provedor. O tempo de atividade esperado deve estar na faixa de 99%, caso contrário, não vale a pena.
  • Suporte: sempre deve haver suporte disponível do provedor. Estude a extensão do suporte que eles fornecem, você pode contatá-los 24/7? Eles têm um canal de atendimento? Há pessoas reais para responder suas perguntas no outro lado da linha?
  • Software: o software deve ser flexível, permitindo que você opere com Windows e Linux. Também deve haver um painel de controle extensivo, permitindo o máximo controle no programa. 
  • Migração: se você estiver trocando servidores, seu novo fornecedor deve ajudar no processo de migração.
  • Custo: claro, não se esqueça o custo total. Seja específico com quais serviços estão incluídos no preço e faça comparações antes de se comprometer com qualquer empresa.

Gostou de aprender sobre hospedagem de servidores? Ainda tem dúvidas? Aproveite e leia também nosso post sobre Datacenter, Cloud Computing e Hospedagem Virtual e entenda de uma vez por todas as diferenças entre eles!

Leave a Reply