Cloud Computing

Suporte dos seus servidores virtuais: por que esse item é tão importante?

By janeiro 11, 2018 fevereiro 14th, 2018 No Comments

A virtualização de servidores é, possivelmente, a questão mais importante na TI atualmente. Ela está sendo usada por um número crescente de organizações como forma de reduzir o consumo de energia e as necessidades de uso de espaço que sempre foram associados ao crescimento de um datacenter físico.

Os benefícios são inúmeros, tais como alta disponibilidade para aplicativos críticos e a simplificação das operações de TI, permitindo que as organizações respondam mais rapidamente às demandas das empresas em constante mudança.

Contudo, na hora de escolher um fornecedor para virtualização, um dos itens mais importantes a se verificar é o suporte do servidor virtual. Quer saber o porquê? Continue lendo e descubra conosco!

Por que considerar o suporte do servidor virtual?

Os servidores virtuais podem não parecer chamativos, mas eles serão o lar dos seus sistemas e aplicações. Na superfície, fornecedores de virtualização podem parecer todos iguais, mas se você olhar um pouco mais fundo, descobrirá que não é bem assim. E um fator que diferencia muito um servidor virtual de outro é a equipe humana que trabalha nos bastidores.

Ao optar pela virtualização, há muitos aspectos a serem considerados. Os controles de segurança, recuperação de desastres, os custos de manutenção são importantes, mas, como falamos, o atendimento ao cliente deve estar no topo da sua listas de prioridades.

Mesmo que a conectividade do servidor virtual seja excelente, um suporte ao cliente pobre pode ser um grande detrator de um relacionamento positivo e da continuidade de negócios com seu fornecedor. Qualquer pessoa que procura pela virtualização deve primeiro investigar o nível de serviço ao cliente que eles podem fornecer.

Mesmo os servidores virtuais mais bem equipados podem experimentar problemas técnicos e deslizamentos que levam a sérios problemas de segurança ou operacionais para seus clientes. E bem sabemos quanto pode custar o tempo de inatividade.

Um servidor virtual com uma equipe de suporte sólida pode responder imediatamente a tais problemas e executar reinicializações de emergência que asseguram o menor tempo de inatividade possível, enquanto um fornecedor que não oferecer esse tipo de suporte pode perder dinheiro tanto de si mesmo quanto dos seus clientes.

Além disso, quando eles não estão mitigando um problema, as equipes de suporte ao cliente nos servidores virtuais continuam a trabalhar arduamente, monitorando o ambiente e identificando pequenas questões à medida que elas aparecem para que possam ser resolvidas o mais rápido possível.

Como avaliar o suporte do servidor virtual?

Quando você está escolhendo um datacenter, lembre-se de procurar saber sobre a padronização dos processos de suporte — um sistema de suporte sólido incluirá planos específicos para mitigar cortes de energia, desastres naturais, falhas de equipamentos e outros cenários possíveis.

Enquanto sua própria equipe de TI pode ser altamente educada e treinada, o suporte do servidor virtual requer especialização que ela talvez não possa oferecer. As equipes de suporte do seu fornecedor devem ser equipadas com especialistas em todos os campos técnicos envolvidos no armazenamento de dados e aplicações.

Por último, o serviço ao cliente oferecido pelo servidor virtual deve estar pronto e disposto a ajudar os clientes a expandir seu espaço conforme necessário. Eles devem garantir que sua conexão não seja interrompida no processo e devem estar bem informados sobre as leis regulatórias que podem se aplicar ao seu setor para ajudá-lo a ficar em compliance.

Não importa o quão eficiente e rico em recursos seu provedor de virtualização seja, alguns problemas surgem ao longo do caminho. Em tais situações, você precisa de uma equipe de suporte acessível e próxima para resolver as coisas. Se eles não conseguem fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, eles simplesmente não valem o dinheiro que você gasta.

Gostou do nosso post? Está na dúvida se a virtualização é a melhor opção para sua empresa? Leia também nosso artigo sobre as diferenças entre datacenter, hospedagem virtual e cloud computing e veja qual é o mais adequado para cada caso!

Leave a Reply