Mercado

Seu servidor virtual te atende ou você precisa se adequar a ele?

By abril 12, 2018 No Comments

Organizações de todos os tamanhos optam cada vez mais pelo cloud computing. As empresas que se deslocam para o uso de um servidor virtual podem desfrutar de inúmeros benefícios — incluindo economias de custos drásticas, segurança e agilidade.

Não é segredo que mudar para a nuvem também pode beneficiar pequenas e médias organizações. Menores custos de manutenção e investimentos podem maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) de uma empresa.

É por isso que a expectativa é de que 32% das soluções empresariais sejam nativas da nuvem até 2020. No entanto, muitas empresas ainda têm dúvidas entre a adoção de um servidor virtual personalizado ou as chamadas soluções “pré-embaladas”. 

A grande verdade é que o cloud hosting personalizado é a solução certa para sua marca e abaixo te mostramos o porquê! Mas antes, vamos explicar melhor a diferença entre os dois conceitos.

Qual a diferença entre servidor virtual personalizado e pré-embalado?

Uma solução pré-embalada é uma aplicação padrão projetada com características prontas para atrair um segmento inteiro de empresas. É apresentado de forma totalmente funcional e empacotada. Geralmente, é vendido por uma combinação de taxa de licença e manutenção ou uma taxa de assinatura.

Durante a implementação de um cliente específico, ele pode ser configurado e adaptado para atender a algumas de suas preferências, mas, ao contrário de um servidor virtual personalizado, ele não é construído especificamente para as necessidades e o ambiente de um cliente individual.

Como resultado, uma aplicação empacotada na maioria dos casos reduzirá drasticamente o custo total de propriedade (TCO) para o cliente e pode não apresentar um bom retorno sobre o investimento.

Por que uma solução personalizada é o caminho certo? 

Além do custo alto de TCO e do baixo ROI, podemos citar alguns outros motivos para optar uma solução de cloud personalizada, veja só:

1. É mais barato do que você imagina

Em alguns casos, expandir dramaticamente o armazenamento com um fornecedor de nuvem pré-embalado pode incluir custos inesperados. Se uma organização está antecipando novos contratos ou se depara com um crescimento drástico, ter o apoio de um fornecedor da nuvem que promete serviços acessíveis é essencial.

Muitos provedores de nuvem pré-embalados só vendem armazenamento em unidades de terabyte, o que significa que você pode se encontrar pagando por um grande volume de armazenamento que não precisa. Além disso, a rescisão antecipada e atualizações de contratos com alguns provedores pré-embalados podem trazer junto altas taxas de penalidade.

2. Pode incluir entrada especializada

Se sua empresa ainda não se aventurou na nuvem, um provedor de soluções personalizado pode fornecer a assistência de transição que você precisa. Por isso, é importante avaliar a “maturidade virtual” da empresa antes de fazer sua escolha.

Um serviço gerenciado pode te ajudar a desenvolver o talento interno necessário para a total transição para a nuvem. Com a escolha do provedor certo, você terá auxílio na configuração, integração e treinamento de funcionários.

3. É ágil para aumentar as necessidades de segurança

E se a sua empresa ganhar um novo contrato importante e, de repente, precisa se preocupar com a conformidade? Você pode de repente encontrar-se precisando de mais armazenamento, sistemas mais rápidos e uma melhor segurança de dados.

Um provedor de nuvem personalizado muitas vezes oferece mais flexibilidade para alterar detalhes em um acordo existentes, enquanto que com serviços pré-embalados suas opções serão mais do tipo “ou 8 ou 80”, sem muita possibilidade de se adequar ao que você realmente precisa.

4. Você terá suporte de especialistas 24×7

Se você perder o acesso aos seus dados, você perde o sustento da sua empresa. Embora seja fundamental verificar o nível de suporte disponível com qualquer provedor de hospedagem em nuvem, os provedores de servidor virtual personalizado são mais propensos a oferecer atendimento 24×7.

Você não terá que lutar com mensagens de voz e horas de espera, e terá o apoio de especialistas prontamente ao seu alcance.

5. Configuração pode ser mais simples

Os provedores de nuvem personalizados geralmente são capazes de adaptar configurações para atender às necessidades de seus clientes, e não vice-versa. Em muitos casos, os fornecedores personalizados têm uma flexibilidade para se adequar muito maior quando se trata de arquitetura e configuração. 

E você, pronto para migrar totalmente para a nuvem e trabalhar com um servidor virtual? Assine nossa newsletter e receba dicas sobre como melhorar sua gestão de TI diretamente no seu e-mail!

Leave a Reply