Cloud Computing

Segurança de dados da sua empresa: conheça o Cloud Computing

By dezembro 7, 2017 No Comments

Segundo a pesquisa realizada pela Dell, Global Technology Adoption Index, 63% das empresas que ainda não aderiram à nuvem disseram se preocupar quanto à segurança de dados da empresa. 

Contudo, o que essas organizações não sabem é que o Cloud Computing é justamente uma forma de manter informações sensíveis da empresa mais seguras contra ataques criminosos e contra perdas por falhas no hardware.

Mas antes de mostrarmos o porquê a nuvem torna os dados mais seguros, vamos falar um pouco sobre a ilusão da segurança em uma infraestrutura local.

A ilusão da segurança de um datacenter local

Quando a maioria das pessoas pensa sobre a nuvem, a segurança não é o termo que vem à mente. Esta sensação de mal estar está errada. Um estudo intitulado The State of Cloud Security Report determinou que qualquer coisa que possa ser acessada de fora — seja uma infraestrutura local ou uma nuvem — tem chances iguais de ser atacada, porque os ataques possuem uma natureza oportunista.

O relatório encontrou que os ambientes de TI on-premises (no local) sofreram 61,4% dos ataques por ano em oposição a 27,8% para ambientes de provedores de serviços em nuvem. Isso ilustra claramente que ambientes de TI não baseados no Cloud Computing são altamente vulneráveis ​​a ameaças de segurança.

Muitas pessoas acreditam que quanto mais controle uma empresa tiver sobre seus servidores, mais seguro será esse ambiente. Porém, isso simplesmente não é verdade e abaixo mostramos o porquê.

Como o Cloud Computing fortalece a segurança de dados

O grande equívoco relativo à segurança de dados é a localização das suas informações. Com aplicativos baseados em nuvem, os dados são armazenados em servidores, hardware e sistemas que você não possui controle direto ou propriedade.

Embora isso possa fazer com que alguns empresários pensem que seus dados estarão menos seguros, é bem o contrário que acontece: o Cloud Computing garante mais segurança às informações sensíveis da empresa. E aqui está o porquê:

Os aplicativos e servidores em nuvem normalmente exigem firewalls, credenciais de acesso e protocolos de segurança mais rigorosos do que um datacenter local. Com dados armazenados em uma infraestrutura própria, os protocolos de segurança tendem a diminuir porque se apoiam atrás de um firewall local, dependente da atuação de uma equipe de TI interna.

Por outro lado, os aplicativos em nuvem fora do local devem aderir a protocolos de segurança muito mais rigorosos, para garantir que os proprietários do negócio se sintam confortáveis ​​armazenando dados sensíveis na nuvem e para garantir que o acesso a esses dados permaneça restrito às pessoas que possuem autorização.

As informações dentro do Cloud Computing são armazenadas dentro das paredes de um datacenter protegido 24x7x365.

Muitas vezes, as empresas cometem o erro de pensar que seus dados estão seguros porque estão em sua própria infraestrutura, quando elas realmente devem perceber que o armazenamento de dados no local leva a um risco muito maior de que informações deixem o ambiente físico do datacenter devido à negligência de algum membro da equipe.

Os dados do aplicativo em nuvem, que são armazenados em um datacenter seguro, diminuem essa possibilidade ao gerenciar de forma rígida todos os membros autorizados a acessar fisicamente hardware e ambientes virtuais em que os dados são armazenados.
Utilizar uma aplicação em nuvem significa construir um modelo de avaliação de ameaças.

Um bom modelo de avaliação de ameaças de segurança da nuvem funcionará para identificar possíveis vazamentos e trabalhar constantemente para quebrar essas medidas de segurança, em um esforço para torná-las mais fortes e precisas.

Enquanto alguns dos ambientes de TI no local podem dar esse passo, a maioria deles não conseguirá atingir o mesmo nível de eficiência. Vale lembrar que a segurança no Cloud Computing não tem nada a ver com a localização; mas sim com protocolos de acesso, firewalls testáveis ​​e controle de acesso físico aos dados.

Enquanto os ambientes de TI no local podem dar a ilusão de uma segurança aumentada, os aplicativos da nuvem são definitivamente o melhor caminho a seguir. 

Aproveite e leia também nosso post sobre Cloud Computing e entenda melhor como essa tecnologia funciona e o que ela pode fazer pela sua empresa!

Leave a Reply