Inovação

Quais itens precisam ser avaliados antes de escolher um provedor de Cloud Computing?

By fevereiro 1, 2018 fevereiro 14th, 2018 No Comments

A computação em nuvem é hoje um dos tópicos mais interessantes do setor de tecnologia. Não é à toa que grandes players do mercado como Amazon, Google e Microsoft estão investindo nessa forma de computação, ratificando seu incrível potencial.

Talvez a verdadeira beleza da computação em nuvem seja a habilidade que ela oferece para fazer muito mais com muito menos. Não é necessário ter sua própria infraestrutura. Todos os equipamentos, aplicativos e recursos computacionais que você precisa são fornecidos para você, permitindo economizar recursos internos e aumentar sua produtividade.

Além disso, a estrutura da nuvem de pagar apenas por aquilo que você usa dá-lhe a oportunidade de desfrutar de uma economia significativa de custos. Mas como escolher o melhor provedor de Cloud Computing? Quais itens avaliar para assegurar que você desfrute de todos os benefícios desse serviço?

Continue lendo e descubra quais itens precisam ser avaliados antes de escolher pela virtualização!

Suas necessidades específicas

Migrar para a nuvem é uma grande decisão. Isso é verdade não só em termos do provedor de serviços, mas também da decisão de usar esse tipo de solução. Antes de fazer qualquer coisa, é aconselhável avaliar cuidadosamente suas necessidades e dar uma olhada séria no seu negócio.

Tipo de hospedagem em nuvem

O Cloud Computing, principalmente, oferece duas possibilidades: em nuvens públicas e privadas. Em uma nuvem pública, você está essencialmente compartilhando recursos com outros usuários entre vários servidores virtuais, semelhante a um arranjo de hospedagem compartilhada. Com uma solução privada, você tem seu próprio cluster de servidores para acomodar suas necessidades de armazenamento e computação.

A variação privada dá-lhe o poder de gerenciar seus próprios servidores, bem como uma maior flexibilidade no que diz respeito ao armazenamento. O que você deve decidir aqui é o controle de nível que você precisa e quão confortável você está compartilhando recursos com os outros.

Confiabilidade de serviço

Hoje, muitas organizações dependem da internet como forma de criar reconhecimento de marca e atender seu público-alvo. As operações que elas executam são muitas vezes tarefas de importância crítica para a missão que não podem prejudicar qualquer circunstância.

As organizações estão se voltando cada vez mais para a nuvem como uma maneira mais confiável de manter sua infraestrutura de TI. Os benefícios da terceirização de suas operações internas para este ambiente incluem economia de custos de energia, conectividade e pessoal, entre vários outros elementos cruciais.

Embora a nuvem seja amplamente vista como uma oferta confiável em comparação com soluções de hospedagem internas e tradicionais, o verdadeiro nível de confiabilidade reside no provedor de serviços que você escolher.

Você deve ter em mente que, enquanto a computação em nuvem é uma forte tendência, ainda é uma oferta relativamente nova no mercado. Existem algumas empresas que se especializam nesta tecnologia, e outras que acabaram de entrar no movimento e estão tentando capitalizar uma tendência emergente.

Isso deve dar-lhe a motivação para procurar uma empresa que tenha a experiência e a infraestrutura capazes de garantir um serviço confiável de virtualização.

Nível de segurança do provedor escolhido

A maior preocupação associada à computação em nuvem é a segurança. É uma questão muito polêmica porque de um lado você tem proponentes da nuvem dizendo que ela é mais segura que as soluções tradicionais e, por outro lado, os críticos que afirmam que apresentam um maior nível de riscos de segurança.

Independentemente de qual lado está certo ou errado, o fato é que as preocupações são reais. Os ataques virtuais estão ficando cada vez mais sofisticados, por isso é importante garantir que a empresa que você seleciona possui tecnologia, pessoal e políticas no local para manter seus dados seguros. Sendo assim, não é necessário dizer que a reputação do seu negócio deve desempenhar um papel importante na sua decisão.

Planos para o futuro

Servidores virtuais oferecem uma plataforma robusta que oferece flexibilidade e recursos on-demand. É uma solução ideal para aqueles que precisam de liberdade para expandir instantaneamente, a fim de apoiar o crescimento do tráfego, dados e aplicativos.

No entanto, como é uma decisão tão importante, você precisa entrar na situação pensando nas ramificações de longo prazo. É essencial entender como as estruturas de preços, os acordos de nível de serviço – SLA (Service Level Agreement) – e outros elementos relacionados podem afetar você no futuro.

Embora a nuvem seja adequada para muitos requisitos, pode causar um esforço mais do que o necessário a longo prazo se você não se planejar adequadamente para o futuro. Utilizar um servidor virtual pode ser a solução para os seus problemas de TI, mas tenha certeza de avaliar cuidadosamente suas necessidades antes de escolher um provedor de serviços. 

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo e compartilhe conosco que estamos prontos para ajudá-lo!

Leave a Reply