Cloud Computing

Implantação do Cloud Computing: faça de forma simples!

By fevereiro 15, 2018 No Comments

Depois de finalmente tomar a decisão de virtualizar sua infraestrutura de TI, pode parecer que a parte mais difícil é realmente fazer tudo acontecer. Em muitos casos, no entanto, fazer a implantação do Cloud Computing é a tarefa menos complicada.

A parte mais importante da migração de uma infraestrutura física para uma virtual é garantir que você tenha todas as peças no lugar antes de mover um único servidor, colocar qualquer coisa em produção e antes mesmo de começar a testar.

Tal como separar todas as ferramentas necessárias para montar uma estante antes de começar o trabalho torna a tarefa mais fácil, garantir que você tenha tudo o que precisa antes de embarcar na nuvem tornará o processo mais rápido e melhorará a qualidade dos serviços.

Pensando nisso, veja abaixo como a implantação do Cloud Computing pode ser simples, além de dicas para evitar qualquer tipo de dor de cabeça!

Escolhendo o fornecedor certo para a implantação

Há muitas opções ao procurar serviços na nuvem. Selecionar o caminho certo para sua empresa depende de muitos fatores. Se você tiver um provedor de nuvem específico em mente, certifique-se de se fazer algumas perguntas antes para ter certeza de que ele é mesmo a melhor opção.

Cada provedor tem um conjunto específico de pontos fortes e fracos. Alguns oferecem enorme escalabilidade em segundos, enquanto outros oferecem opções de gerenciamento de aplicativos mais personalizadas.

Conhecer qual é sua demanda ajudará você a saber se um provedor realmente pode entregar o nível de serviço que você precisa. A última coisa que você quer fazer é gastar tempo e esforço com a implantação do Cloud Computing para depois ter que fazer outra mudança.

Se preparando para a implantação do Cloud Computing

Depois de escolher um fornecedor de nuvem, é hora de começar a se preparar. O planejamento adequado é a etapa mais importante do processo. Se você fizer isso bem, as etapas seguintes serão bem tranquilas.

As primeiras aplicações que você muda para a nuvem devem ser as mais fáceis, menos críticas. Desta forma, você pode ter uma ideia do processo e lidar com problemas imprevisíveis enquanto as apostas ainda são baixas. Escolha os dados e os aplicativos mais adequados para um ambiente em nuvem e migre aqueles primeiro.

A implantação do Cloud Computing envolve ambientes de computação que funcionam de forma diferente do seu sistema atual. Os servidores, as redes e os serviços de dados funcionam e interagem de forma diferente e você precisa ter certeza de atualizar seu sistema para estar preparado para essa mudança.

Se certifique de que os funcionários estão prontos. Sua equipe precisará conhecer todas as novas tecnologias e processos. Você precisará ter seus desenvolvedores, gerentes e administradores todos prontos para a mudança antes que ela, efetivamente, comece.

Fazendo a migração para a computação em nuvem

Se você gastou bastante tempo na fase de planejamento, a migração real deve funcionar sem problemas. Claro, podem acontecer eventos inesperados, mas esses serão minimizados se você tiver um bom plano em mãos.

Dependendo do tamanho de seus bancos de dados e aplicativos, você usará diferentes técnicas para realmente copiar tudo. Se você não tem muito para migrar, pode simplesmente copiar os dados por sua conexão com a internet.

Esta abordagem não é ideal para cargas de trabalho maiores. Você pode ter tempos ou taxas de transferência muito longos do provedor da nuvem. Para lidar com isso, é possível compactar os dados antes de enviá-los. Alternativamente, você pode enviar suas unidades físicas para o provedor para reduzir os custos de banda larga.

Se a segurança for importante na nuvem, durante a implantação do Cloud Computing ela deve ser tão importante quanto. Qualquer local de armazenamento temporário usado ao longo do caminho para dados confidenciais deve ser tão seguro quanto seu destino final.

Mover um banco de dados pode ser complicado. Use as ferramentas certas para o trabalho e certifique-se de que a nova estrutura funcione corretamente. Independentemente das ferramentas que seu provedor tenha fornecido, certifique-se de realmente saber como elas funcionam. Mover bancos de dados pode ser complicado, por isso, consulte um especialista antes. 

Verificando se tudo aconteceu corretamente

Depois de migrar seus dados e aplicativos, você precisará garantir que tudo esteja funcionando. Idealmente, você quer ter uma estratégia de teste automatizada para verificar coisas importantes como:

  • Funcionou?
  • Todos os dados foram transferidos?
  • É acessível aos usuários?
  • Todos os componentes internos estão se comunicando corretamente?
  • Todas as suas ferramentas de administração podem monitorar o novo aplicativo da nuvem corretamente?

Para facilitar a execução de todas as etapas de implantação do Cloud Computing, contar com um fornecedor que preste um bom suporte é fundamental. Afinal, você quer garantir que sua migração acontece sem erros e ter ao lado uma equipe experiente nesses processos evita problemas e custos adicionais, a melhor opção é trabalhar com uma equipe que tenha feito isso antes, muitas vezes.

Mover-se para a nuvem é a melhor maneira de obter um serviço melhor, mais rápido e mais barato. Leia nosso post e veja porque a MGcloud a sua melhor solução!

Leave a Reply