Mercado

Datacenter virtualizado: entenda como encontrar o melhor fornecedor

By abril 6, 2018 No Comments

Já falamos aqui no blog sobre os benefícios de optar por um datacenter virtualizado. Se você já leu este post, provavelmente tem uma melhor compreensão de como essa estratégia pode ajudar seu negócio a crescer e aumentar a eficiência geral. 

E como você já tomou a grande decisão de implementar uma estratégia de virtualização de servidores, é extremamente importante escolher o fornecedor certo que possa implementar a infraestrutura ideal e projetar planos para maximizar o potencial de crescimento da sua empresa.

Enquanto algumas organizações preferem atribuir seu próprio departamento de TI interno para gerenciar a infraestrutura virtual, a grande maioria enxerga que empregar verdadeiros especialistas no campo da virtualização é a melhor opção. 

Uma vez que uma estratégia de virtualização envolve a instalação de software, mas também avaliação de sites, implementação, configuração e gerenciamento ativo, é muito comum contratar um provedor de terceiros especializado em virtualização que ofereça planos competitivos com base em seu ambiente atual.

Então, o que você deve procurar em um provedor de nuvem? Aqui estão três dicas para ajudá-lo a tomar decisões mais sábias ao escolher o melhor parceiro para sua organização.

Suporte e segurança de um datacenter virtualizado

O datacenter virtualizado comportará todos os dados sensíveis. Nem precisamos falar, então, que ele precisa oferecer um excelente nível de segurança. Com a computação em nuvem, seus dados serão armazenados em hardwares e servidores que você não tem controle sobre a propriedade.

Isso pode parecer assustador em um primeiro momento, mas com a escolha do fornecedor certo, você verá que assim suas informações estarão muito mais seguras. Manter uma infraestrutura própria exige protocolos de segurança que, muitas vezes, sua equipe interna não tem condições de cumprir.

Já com um datacenter virtualizado, a segurança é preocupação do parceiro que você escolher, que deverá estar focado em cuidar dos seus servidores virtuais 24x7x365. Eles também devem garantir que o acesso aos seus dados seja restrito às pessoas autorizadas por você e oferecer múltiplos canais de atendimento para que, no caso de uma eventualidade, você esteja bem suportado.

Soluções personalizadas

Uma avaliação da sua empresa é sempre um passo importante para que os provedores de virtualização desenvolvam uma melhor compreensão do seu ambiente atual. Um bom fornecedor projetaria um plano mais apropriado para sua organização depois de considerar alguns elementos-chave, incluindo a direção da empresa, fatores de sucesso críticos e objetivos de negócios.

Como o ambiente de negócios está em constante mudança, uma mesma solução pode não ser adequada a qualquer empresa. Você deve escolher os provedores que oferecem opções flexíveis para se adaptar ao seu ambiente em mudança e atender às suas necessidades específicas à medida que  o negócio cresce.

Gestão profissional

Você quer garantir que sua infraestrutura virtualizada seja gerenciada profissionalmente. Os melhores parceiros poderão monitorar ativamente, corrigir quaisquer problemas potenciais e manter o data center funcionando com o menor tempo de latência.

A latência é a rapidez com que dados são transferidos de um lugar a outra e por isso é muito importante na hora de considerar uma solução de data center virtualizado. Seus dados estarão fisicamente longe de você e, portanto, é preciso encontrar um parceiro que garanta o mínimo de latência possível.

Adicionalmente, procure saber quantos “9s” de disponibilidade eles oferecem. Por exemplo, uma empresa que forneça quatro “9s” de disponibilidade garante que seu sistema esteja em perfeito funcionamento em 99,99% do tempo ao longo do ano, o que é uma excelente taxa. Por isso, não aceite menos do que isso.

Tomar a decisão certa para determinar o seu fornecedor de virtualização é fundamental. O ambiente virtual pode fazer diferenças dramáticas no aprimoramento das operações se for projetado e mantido por uma grande equipe profissional. Conheça nosso blog e entenda mais sobre este assunto!

Leave a Reply