Cloud Computing

Cloud Computing: Entenda tudo sobre essa tecnologia

By setembro 28, 2017 No Comments

Nós todos já ouvimos o termo cloud computing, ou computação em nuvem, mas ele ainda pode parecer grego para muitos. A verdade é que milhares de organizações pelo mundo estão investindo na nuvem para levar seus negócio à frente e é chegada a hora de realmente entender tudo sobre essa tecnologia.

É por isso que hoje vamos explicar o que é o cloud computing, como ele funciona e quais os benefícios para quem resolve fazer a migração para a nuvem. Acompanhe conosco e descubra o que o cloud pode fazer pela sua empresa!

O que é cloud computing?

Colocado de uma forma simples, o cloud computing é uma computação baseada na internet. Onde no passado as pessoas executariam aplicativos ou programas a partir de softwares baixados em um computador ou um servidor físico, a computação em nuvem permite que as pessoas acessem os mesmos tipos de aplicativos por meio da internet.

Quando você atualiza seu status do Facebook, você está usando a computação em nuvem. Verificando seu saldo bancário em seu telefone? Você está na nuvem novamente. Isso somente na sua rotina pessoal.

É provável também que você já confie na computação em nuvem para aumentar a produtividade resolver alguns dos desafios enfrentados pelas pequenas e médias empresas, seja enviando e-mails do seu celular ou usando um monte de aplicativos para ajudá-lo a gerenciar sua carga de trabalho.

Quais são os principais serviços da nuvem?

O cloud computing implanta centenas de redes de servidores que executam milhões de trabalhos de processamento de dados entre eles. É como uma grande rede de infraestrutura de TI que conecta milhares de sistemas para fornecer armazenamento e manipulação de dados de forma econômica.

Existem três tipos de serviços principais oferecidos pela nuvem, sendo:

  • Software como um serviço (SaaS): o SaaS representa aplicativos baseados em nuvem que são executados em infraestrutura de nuvem operada por um fornecedor de terceiros. O acesso aos serviços SaaS é feito por meio de um navegador web;
  • Plataforma como um serviço (PaaS): o PaaS representa uma arquitetura baseada em nuvem que fornece recursos técnicos para criar aplicativos baseados na nuvem para sua organização. Um cliente da PaaS não precisa se preocupar com o custo de compra e gerenciamento do hardware e software associados a essa rede;
  • Infraestrutura como um serviço (IaaS): a IaaS fornece às empresas recursos de computação em nuvem, como servidores virtuais e espaço de datacenter, que são pagos em um modelo pay as you go, ou seja, você paga somente pelo que consome.

Quais são os principais benefícios do cloud computing?

Em suma, a nuvem está rapidamente se tornando a nova regra básica para o sucesso de qualquer negócio. Atualmente, 82% das empresas brasileiras utilizam algum tipo de aplicação em nuvem

Por que tantas empresas estão migrando para a nuvem? É porque o cloud computing aumenta a eficiência, ajuda a melhorar o fluxo de caixa e oferece muitos mais benefícios. Confira os principais deles abaixo:

Flexibilidade

Os serviços baseados em nuvem são ideais para empresas com demandas de largura de banda crescente ou flutuante. Se as suas necessidades aumentarem, é fácil aumentar a capacidade da nuvem, aproveitando os servidores virtuais do serviço. Da mesma forma acontece se você precisa reduzir novamente.

Esse nível de agilidade pode dar às empresas que usam a computação em nuvem uma vantagem real em relação aos concorrentes — não é surpreendente que os CIOs e os Diretores de TI classifiquem a “agilidade operacional” como um dos principais drivers para a adoção da nuvem.

Recuperação de desastres

As empresas de todos os tamanhos devem investir em recuperação robusta de desastres, mas para pequenas empresas, que não possuem o dinheiro e os conhecimentos necessários, isso muitas vezes está fora da realidade.

O cloud computing agora está ajudando mais organizações a reduzir essa tendência. Soluções de backup e recuperação baseadas em nuvem economizam tempo, evitam grandes investimentos iniciais e desenvolvem expertise de terceiros como parte do negócio.

Atualizações automáticas

A beleza da computação em nuvem é que seus servidores estão fora da sua vista. Os fornecedores cuidam deles para você e lançam atualizações regulares de software — incluindo atualizações de segurança — para que você não precise se preocupar com o desperdício de tempo mantendo o sistema você mesmo. Isso te deixa livre para se concentrar nas coisas que importam, como crescer o negócio.

Despesas de capital livre

A computação em nuvem reduz o alto custo do hardware. Você simplesmente paga pelo que usa e desfruta de um modelo baseado em assinatura que é gentil com seu fluxo de caixa. Adicione a isso a facilidade de configuração e gerenciamento e de repente aquele projeto de TI assustador se parece muito mais amigável. 

Segurança

Computadores portáteis perdidos são um problema comercial de milhões de reais. E potencialmente maior que a perda de um item caro é a perda dos dados sensíveis dentro dele. A computação em nuvem oferece maior segurança quando isso acontece.

Como seus dados são armazenados na nuvem, você pode acessá-los, não importa o que acontecer com sua máquina. Você ainda poderá limpar remotamente dados de notebooks perdidos para que eles não caiam na mão errada.

Leia também nosso post sobre como o cloud computing pode te ajudar a reduzir custos e entenda ainda mais o porquê você deve migrar para a nuvem agora mesmo!

Leave a Reply