TI corporativa

Armazenamento em nuvem e mobilidade: você conhece essa solução?

By novembro 10, 2017 dezembro 15th, 2017 No Comments

Computação em nuvem é a palavra da moda em computação atualmente, mas seu significado ainda não é bem compreendido por grande parte das empresas. No entanto, as chances são altas de que você já tenha usado o armazenamento em nuvem no trabalho ou em casa, mesmo que você não tenha percebido isso no momento.

Serviços de compartilhamento de mídia como Flickr, Instagram e YouTube? Eles usam a nuvem. Plataformas de e-mail como o Gmail e o Hotmail? Aplicativos bancários? Também. 

No seu núcleo, a computação em nuvem envolve o uso do poder da internet para terceirizar o armazenamento de dados que antes eram guardados localmente nos computadores por meio de uma vasta e poderosa rede remota de máquinas interconectadas.

Ainda não entendeu nada? Não se preocupe! Abaixo explicamos melhor como o armazenamento em nuvem funciona e quais os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio!

Como funciona o armazenamento em nuvem

O setor de tecnologia da informação às vezes fica à frente de si mesmo. Este é o caso quando se trata de armazenamento em nuvem. Esta tecnologia foi introduzida e muita discussão cercou sua introdução. No entanto, a indústria de tecnologia avançou antes que ela fosse bem introduzida. Muitos profissionais de TI ainda estão se perguntando “o que é o armazenamento em nuvem?”.

O armazenamento em nuvem pode significar coisas diferentes para os profissionais de TI, dependendo de como eles implementam essa tecnologia. A “nuvem pública” é a forma mais comum e é o armazenamento que pode ser acessado por meio de uma rede pública, como a Internet, ou WAN (Wide Area Network).

Já um provedor de armazenamento em nuvem privada geralmente opera uma infraestrutura de armazenamento, muitas vezes em locais dispersos, e possui uma arquitetura montada com uma série de servidores individuais vinculados que atuam como um único centro de armazenamento ou ponto gerenciável. 

Em outras palavras, o armazenamento em nuvem é uma forma de fazer backup, gerenciar e manter dados que podem ser acessados ​​por muitos usuários em uma rede, como a Internet. Esse acesso pode ser feito em qualquer lugar do mundo e compartilhado com todos os usuários autorizados da Internet, garantindo mobilidade aos seus trabalhos.

Benefícios do armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem pode oferecer a pequenas e médias empresas uma facilidade guardar seus dados sem o custo de comprar e manter seus próprios servidores. Os dados são armazenados fora do local e corretamente protegidos pelo fornecedor, que conta com uma equipe de TI preparada para lidar com problemas 24x7x365.

O serviço oferece a você e sua equipe acesso instantâneo a todos os seus dados de qualquer lugar e a qualquer momento. Também permite que várias pessoas compartilhem os mesmos dados de qualquer lugar. Além disso, este armazenamento de dados não possui limitações, como acontece com servidores individuais, garantindo escalabilidade para sua TI.

Uma vez que os servidores de armazenamento de dados individuais requerem muito espaço, você economiza o custo de manter uma infraestrutura de trabalho maior e permite que você use essa área para crescer o negócio.

Em vez de pagar por mais servidores para manter seus dados e depois ter que pagar por mais espaço na medida que o tanto de informação que seu negócio gera vai se acumulando, você pode pagar menos para um fornecedor de armazenamento em nuvem e ter acesso a uma área de armazenamento ilimitada.

Outro benefício do armazenamento em nuvem é que ele pode ser fornecido com todos os recursos de segurança que um datacenter interno fornece. Você pode limitar as pessoas que estão autorizadas a acessar seus dados na nuvem ou torná-lo completamente público, mas é você que controla esse acesso.

 A tecnologia que os provedores de armazenamento em nuvem usam para proteger seus servidores está sendo desenvolvida continuamente. Isso significa que esses serviços continuam a melhorar suas tecnologias de segurança para aumentar a proteção ou seus dados

Uma vez que o armazenamento em nuvem ainda é considerado uma nova tecnologia, sempre haverá discussões sobre os problemas encontrados com este serviço. No entanto, os benefícios são inúmeros se comparados a essas discussões.

Você economiza em equipamentos, espaço de armazenamento e garante mobilidade, podendo ter acesso seguro às informações sempre que quiser de qualquer lugar do mundo, assim como poderão seus funcionários.

Pronto para partir para a nuvem? Aproveite e leia nosso post sobre virtualização de servidores e saiba como escolher a solução certa para o seu negócio!

Leave a Reply