Cloud Computing

8 perguntas para escolher a melhor solução de cloud para sua empresa

By janeiro 25, 2018 fevereiro 14th, 2018 No Comments

Mover suas operações de negócios para a nuvem pode reduzir os custos, agilizar seu fluxo de trabalho e eliminar a necessidade de pessoal e hardware de TI internos. A nuvem também pode tornar mais fácil para os funcionários remotos se reportar para o serviço, acessar informações importantes e colaborar online.

Mas talvez o maior benefício para as pequenas empresas seja a capacidade de se concentrar no próprio negócio e permitir que o serviço baseado em nuvem cuide das preocupações de TI importantes como segurança, manutenção, backup e suporte.

Com um número crescente de empresas que oferecem um menu cada vez maior de soluções de computação em nuvem, escolher uma pode ser um desafio. Pensando nisso, aqui estão 8 questões essenciais a serem feitas para o fornecedor quando você estiver escolhendo a melhor solução de cloud para sua empresa: 

1. Quais serviços você fornece e qual a melhor solução de cloud para o seu negócio?

Saber quais são suas necessidades de cloud computing ditará o tipo de serviço ou serviços que você deve escolher. Existem ofertas de nuvem baseadas em software, como o Dropbox para armazenamento de documentos, fotos e vídeos online, além de softwares de gestão e contabilidade como o QuickBooks e o Salesforce.

Porém, se você precisar de mais do que o armazenamento básico de dados, vários fornecedores oferecem uma variedade de serviços de computação em nuvem de propósito geral, incluindo infraestrutura de rede de TI com acesso sob demanda a servidores virtuais, aplicativos e softwares.

2. Qual é a sua estrutura de pagamento?

Você só deve pagar por aquilo que usa e nada mais. Desconfie de grandes custos iniciais, que não são a norma para fornecedores de nuvens respeitáveis. A melhor solução de cloud deve ter um esquema de preços do tipo pay as you go, com a capacidade de adicionar serviços conforme necessário.

As taxas normalmente podem ser cobradas por hora, mensalmente, semestralmente ou anualmente, dependendo do fornecedor. O preço dos serviços de computação em nuvem pode variar significativamente, dependendo das necessidades de uma empresa. Por isso, pesquise bastante!

3. Quão segura é sua nuvem?

A segurança deve ser uma grande consideração quando se trata de armazenar dados críticos da sua empresa na nuvem. Os provedores de nuvem devem ter várias medidas de segurança padrão e atualizá-las constantemente. Você precisa ter certeza de que está completamente à vontade com a abordagem do fornecedor da sua nuvem em relação à segurança.

As medidas de segurança a serem procuradas incluem firewalls, detecção anti-vírus, autenticação de usuário multifator, criptografia de dados e auditorias de segurança de rotina. Os provedores também devem responder a perguntas sobre o cumprimento da legislação governamental específica para sua indústria.

Também é importante perguntar quem na empresa do fornecedor terá acesso aos seus dados na nuvem e se o provedor faz verificações de antecedentes do funcionário para eliminar potenciais criminosos ou ladrões de identidade.

4. Onde está o datacenter do fornecedor e quão seguro é?

A localização e a segurança do datacenter e dos servidores onde as informações da sua empresa serão armazenadas são tão importantes quanto a segurança online. Você quer ter certeza de que não está fazendo negócios com um cara com um par de servidores em uma garagem em algum lugar que possa ser facilmente acessado e comprometido.

Para garantir que esse não seja o caso, pergunte como seu potencial fornecedor de nuvem protege o datacenter de desastres naturais, incluindo incêndios, inundações e tempestades. Além disso, descubra como as instalações estão protegidas contra os ladrões que podem se apoderar dos seus dados confidenciais.

5. O que acontece se você perder seus dados?

Com a chance de seu provedor de nuvem, acidentalmente, eliminar ou perder seus preciosos dados, você precisa saber como ele corrigirá o problema. Certifique-se de perguntar: quais são as provisões no Acordo de Nível de Serviço (SLA) da empresa que aborda possíveis perdas de dados?

O fornecedor vai compensá-lo por perdas? Que redundância de dados ele possui para minimizar os riscos de perda das informações? Também é importante perguntar se a empresa experimentou problemas significativos resultantes da perda de dados durante sua história para escolher a melhor solução de cloud.

6. Que serviços de suporte ao cliente você oferece?

Sem exceção, o suporte técnico da melhor solução de cloud deve estar disponível para você online ou por telefone 24 horas por dia, todos os dias, incluindo feriados.  Você também deve indagar sobre o tempo médio de resposta e resolução, e se você estará interagindo com engenheiros experientes ou representantes de atendimento ao cliente lendo scripts quando precisar.

7. A nuvem escolhida pode se adaptar às necessidades da sua empresa?

À medida que sua empresa cresce, o seu armazenamento na nuvem também deverá crescer. Para garantir que você é a melhor solução de cloud, descubra quais capacidades adicionais de armazenamento e outros serviços podem ser oferecidos ao longo do tempo e por quanto. Se você planeja aumentar sua equipe, você quer se certificar de que você pode facilmente adicionar usuários à sua conta.

8. Qual é o seu histórico de tempo de inatividade?

O tempo de inatividade é quando um fornecedor de nuvem fica inacessível para os usuários por meio da internet por um período de tempo. Naturalmente, a melhor solução de cloud nunca deixará isso ocorrer. 

No entanto, mesmo os maiores e mais conhecidos provedores de nuvem ocasionalmente experimentam tempo de inatividade, como a Amazon recentemente fez durante uma interrupção que fez cair o Netflix.

Como as interrupções da nuvem podem ser disruptivas e onerosas para o seu negócio, é melhor escolher um provedor com o menor tempo de inatividade possível. Alguns vendedores publicam seu histórico de tempo de inatividade. Se não for o caso, certifique-se de pedir o histórico do seu potencial fornecedor.

Gostou de aprender como escolher a melhor solução de cloud para sua empresa? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas dicas e novidades!

Leave a Reply