Mercado

6 ideias para reduzir o custo com TI

By janeiro 4, 2018 fevereiro 14th, 2018 No Comments

Os custos de TI são um componente caro do orçamento de qualquer organização. Cortar esses custos pode ser difícil quando há tantas outras prioridades e o fato de que muitos custos parecem ser fixos e inalteráveis.

Então, quais são as melhores maneiras de reduzir o custo com TI? Abaixo estão seis ideias que podem ajudá-lo a reduzir os custos operacionais do seu negócio e permitir que você gere mais receita com menos despesas! Acompanhe:

1. Reduza o turnover para reduzir o custo com TI

Quando perdemos um funcionário, perdemos junto o conhecimento e as habilidades que ele desenvolveu do negócio ao longo do tempo, e os custos de recrutamento e treinamento de novos empregados podem ser significativos.

Por isso, combater o turnover pode ajudar a reduzir o custo com TI consideravelmente. Uma das principais dicas é assegurar que os funcionários compreendam por que o trabalho que estão fazendo é importante e incentivar que os gestores mostrem a eles que apreciam seus esforços. O custo de reconhecer a contribuição de um empregado é bastante pequeno, mas o impacto pode ser enorme. 

2. Opte pela virtualização de servidores 

Não faz muito tempo que cada aplicação usava um servidor dedicado e isso se multiplicava por servidores DR, servidores de teste, etc… Muitos desses servidores apresentavam baixas taxas de utilização, de modo que os custos de hardware não eram otimizados.

Se você ainda possui servidores dedicados, optar pela virtualização para permitir que múltiplos aplicativos compartilhem o mesmo hardware pode reduzir o custo com TI. Estendendo este conceito, a terceirização é uma ótima opção. Você garante segurança para seus dados, ao mesmo tempo que fica tranquilo com qualquer necessidade de aumento ou redução na demanda de armazenamento.

3. Use a computação em nuvem

O armazenamento e o hardware já não precisam estar no local e o custo do aluguel pode ser muito menor do que o custo de possuir sua própria infraestrutura. A computação em nuvem permite que você reduza os custos em hardware, ao mesmo tempo que garante acessibilidade dos dados de qualquer lugar com acesso à internet e escalabilidade da sua demanda.

Seja para usar uma infraestrutura na nuvem (IaaS), plataforma (PaaS) ou um software na nuvem (SaaS), a verdade é que o cloud computing pode proporcionar inúmeros benefícios a um negócio. 

4. Reveja suas licenças de software

Se você olhar para suas licenças de software, é provável que você encontre oportunidades para economizar custos. À medida que os acordos são negociados ao longo do tempo, novos custos podem ser adicionados e você acabar pagando mais por uma solução que não atende perfeitamente o negócio.

Por isso, é importante sempre rever os acordos. Muitas vezes, um software caro está sendo usado para pequenas funções e o ROI (em português, retorno sobre o investimento) para migrar para outra solução pode ser muito mais interessante.

5. Use software de código aberto

A fonte aberta elimina os custos iniciais da aquisição de software, bem como os custos de manutenção anual recorrentes. Mas, softwares de código aberto são muito mais do que uma jogada de custo. Com código aberto, você tem acesso ao código-fonte para que você possa fazer suas próprias modificações e personalizar a solução para sua empresa.

Além disso, as atualizações de código são feitas por desenvolvedores de muitas empresas para que o software geralmente melhore mais rápido do que seria se uma única empresa estivesse apoiando. Finalmente, quando você tem um problema, você não está vinculado ao provedor de software para obter ajuda, mas terá muitas opções de assistência.

6. Use as tecnologias de telecomunicações para reduzir os custos

A locação de ambientes físicos, pagamento de serviços de utilidade pública e gerenciamento de um escritório pode ser um dreno sobre seus recursos financeiros. Se faz sentido, permita que os funcionários, e você mesmo, utilizem mais do trabalho remoto para reduzir o custo com TI.

Com a quantidade de ferramentas de conectividade disponíveis hoje, a diferença entre um empregado sentado em um escritório e sentado em casa é quase indiscernível. Os funcionários normalmente também acham isso vantajoso, pois eles poderão reduzir seus próprios tempos de deslocamento até o trabalho, aumentando assim sua qualidade de vida, ponto totalmente atrelado ao tópico 01 deste artigo que visa a retenção de funcionários na sua empresa.

E você, conhece alguma outra dica para reduzir o custo com TI? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco!

Leave a Reply