Cloud Computing

5 vantagens em utilizar servidores virtuais

By agosto 10, 2017 No Comments

A virtualização é o caminho a seguir e não há dúvidas sobre isso. No entanto, antes de procurar servidores virtuais para o seu negócio, é importante entender suas nuances e depois decidir se esta é a melhor estratégia para a sua empresa.

Entender isso dependerá em grande parte do tamanho do seu negócio e do futuro que você tem em mente para ele. Qualquer negócio com um único servidor realmente não colherá muito da virtualização, mas se você tiver vários servidores ou planeja expandir para mais de dois, esta será uma boa escolha.

No entanto, antes de sair e decidir sobre o provedor de serviços para atender a essa necessidade, é importante entender exatamente quais são os principais benefícios dos servidores virtuais. Continue lendo e descubra abaixo!

1. Redução de custos com infraestrutura

A maioria das empresas está sempre em busca de cortar custos, em todo e qualquer processo. Com os servidores virtuais, é possível reduzir o custo da infraestrutura que você precisaria instalar e manter para ter servidores físicos no local de trabalho.

Em outras palavras, eles não só reduzem o investimento de capital inicial que é necessário para comprar e instalar a infraestrutura, mas também o custo de trabalho adicional necessário para mantê-la com uma alta qualidade de trabalho.

2. Melhor utilização e mais escalabilidade

É muito comum ver empresas que mantém servidores físicos enquanto só utilizam apenas 5 a 15% do espaço em cada servidor em períodos de baixa demanda. Isso significa dinheiro sendo mal gasto para manter uma infraestrutura que não está sendo utilizada em todo seu potencial.

Com os servidores virtuais, você será capaz de garantir a melhor utilização dos mesmo e mais escalabilidade para o seu negócio. Ou seja, você ganha flexibilidade, uma vez que pagará somente por aquilo que você realmente está utilizando e poderá escalar (aumentar ou diminuir) sua capacidade de infraestrutura sem problemas.

3. Mais foco no seu core business

Toda empresa, mesmo que não seja necessariamente de TI, depende desta para fazer o negócio acontecer. Seu core business é aquilo que sua empresa efetivamente vende ao consumidor e, obviamente, é o que deve ter a maior atenção da sua equipe.

Com servidores virtuais, você tem menos preocupações com a manutenção de uma infraestrutura local. Em vez de ter técnicos de TI focados em gerir servidores virtuais, você poderá direcionar o trabalho deles para criar soluções que melhorem a qualidade do que você quer entregar para seu cliente.

4. Mais segurança para os seus dados

Outro benefício dos servidores virtuais é o aumento da segurança da informação. Como estes servidores são gerenciados por empresas com grande know-how nesses sistemas, você poderá ficar tranquilo quanto à gestão da segurança e vazamento de dados.

Isso garante à sua empresa acesso às melhores práticas de segurança do mercado, garantindo proteção contra as principais e mais novas ameaças presentes, sem ter que se preocupar com o treinamento e atualização dos seus próprios funcionários.

5. Menor tempo de inatividade com servidores virtuais

Por fim, ter sua equipe de trabalho parada por causa de alguma problema na sua infraestrutura significa menos lucratividade para a empresa. Quando você conta com os servidores virtuais, você também ganha junto o benefício de contar com uma equipe de manutenção que garantirá o maior tempo de atividade do sistema.

Ou seja, agora você pode parar de se preocupar com períodos prolongados de inatividade, pois os servidores virtuais possuem métodos mais eficazes de backup e recuperação, que podem funcionar em questão de minutos.

Com todos esses benefícios dos servidores virtuais, não há dúvida de que esta é a melhor solução para suas necessidades de TI. No entanto, para realmente torná-los úteis para o seu negócio, é importante entender suas necessidades exatas e escolher um parceiro que realmente esteja preocupado em atendê-las.

Gostou do nosso post? Quer continuar aprendendo sobre como melhorar seu ambiente de TI? Curta a nossa página no Facebook e receba todas as nossas dicas!

 

Fonte imagem: http://br.freepik.com/vetores-gratis/conceito-de-armazenamento-em-nuvem_1063667.htm

Leave a Reply