Cloud Computing

4 melhores tecnologias para aumentar a produtividade de PMEs

By agosto 4, 2017 No Comments

Você já se perguntou como conseguiu viver tanto tempo sem alguma tecnologia? Bons exemplos são o seu smartphone e até a própria internet. É um sentimento interessante, que mostra que estamos descobrindo novas soluções que facilitam a rotina.

Quando tratamos de pequenas e médias empresas, facilitar as rotinas é o segredo para aumentar a produtividade. Pensando nisso, separamos as melhores tecnologias para aumentar a produtividade na sua PME. Com certeza, utilizar alguma dessas ferramentas fará com que você se pergunte: “Como eu gerenciei minha empresa por tanto tempo sem isso?”. Por isso, continue lendo esse post e conheça as melhores soluções!

1. Sistema de gestão empresarial (ERP)

Você talvez já tenha pesquisado “ERP” no Google e se sentido perdido com o tanto de informação que encontrou. Para entender o que esse sistema faz, é preciso pensar em todos os vários processos que são essenciais para gerir um negócio.

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, que traduzido significa planejamento de recursos da empresa. É um software que funciona reunindo todos os processos de gestão em um só lugar, o que facilita a administração do negócio.

Isso inclui inventário e gerenciamento de pedidos, contabilidade, recursos humanos e outros. No seu nível mais básico, o software ERP integra essas várias funções em um sistema completo para agilizar processos e informações em toda a organização.

2. Customer Relationship Management (CRM)

O CRM, Customer Relationship Management, significa gerenciamento do relacionamento com o cliente. Em uma definição simples, um sistema de CRM permite que as empresas gerenciem as relações comerciais e os dados e informações associados a elas.

Com o CRM, você pode armazenar informações de contato de clientes, contas, leads e oportunidades de vendas em uma localização central, idealmente na nuvem, para que a informação seja acessada por todo o seu time, em tempo real.

Enquanto um sistema de CRM pode não suscitar tanto entusiasmo nos dias de hoje como plataformas de redes sociais como Facebook ou Twitter, ele é construído com o mesmo objetivo dessas: ter o foco em pessoas e relacionamentos. E é exatamente por isso que pode ser tão valioso para um negócio em rápido crescimento conseguir aumentar a produtividade.

3. Softwares para gestão de tarefas

Há tantas tarefas com as quais temos que lidar, que muitas vezes se torna desafiador planejar como fazê-las, a melhor ordem de prioridade, lembrar de cada trabalho e colaborar no trabalho com nossos colegas, gerentes e parceiros.

O software de gerenciamento de tarefas combina recursos colaborativos para transformar idéias em ações e ajudar os funcionários a realizar a organização, gerenciamento e análise das tarefas de trabalho.

Ele pode ser definido da seguinte maneira: um programa de computador dedicado a gerenciar todos os tipos de tarefas durante todo o seu ciclo de vida — desde a criação, planejamento e atribuição até a execução, rastreamento e conclusão — com o objetivo principal de aumentar a produtividade da equipe e a colaboração entre os membros dela.

4. Computação em nuvem para aumentar a produtividade

A computação em nuvem não é uma nova arquitetura, nova tecnologia ou uma nova metodologia — é, no entanto, uma maneira radicalmente nova de fazer negócios. No mercado acelerado que temos hoje, cada empresa procura maneiras de acelerar sua taxa de negócios e responder rapidamente às demandas e às novas oportunidades.

A tecnologia desempenha um papel crucial na aceleração dos processos de negócios e no aumento de produtividade. Não é mais aceitável adiar uma grande iniciativa da empresa durante meses, de modo que o departamento de TI possa fazer uma avaliação, comprar, testar, configurar e provisionar novos sistemas.

A computação em nuvem pode ajudar as empresas a aumentar a produtividade, otimizando os recursos que têm em mãos e reduzindo os custos de infraestrutura. E pode fazer tudo isso ao colocar a quantidade certa de poder de computação na ponta dos dedos de cada trabalhador, não importa onde eles estejam e quando eles precisarem.

Os serviços em nuvem, sejam eles privados, híbridos ou públicos, podem alcançar eficiências significativas ao tornar as operações de TI muito mais sensíveis às necessidades do negócio. E ainda, você paga por aquilo que usa, eliminando as chances de acabar pagando por uma infraestrutura que fique obsoleta na sua empresa.

O que é melhor: a nuvem é democrática e permite que você tenha acesso às mesmas tecnologias que grandes empresas. Isso coloca sua PME pronta para disputar grandes espaços no mercado.

E você, já usa ou conhecia alguma dessas tecnologias? Qual delas achou que mais pode agregar valor para sua PME aumentar a produtividade? Comente abaixo e compartilhe conosco!

Leave a Reply